quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Lisboa


Aqui há uns tempos atrás fui jantar com um amigo ao Restô, restaurante do Chapitô. Embora já conhecesse o Chapitô, um dos meus locais favoritos para estar com amigos, conversar, beber um copo, nesse dia tomei nota das impressões que me ficaram.
Para além da excelente companhia, da boa conversa, da comida e do tinto, transcrevo directamente da folha do meu Moleskine (adoro esta palavra) o que abarquei da janela do restaurante. Ter um destes caderninhos para além de prático, permite-me acreditar que um destes dias ainda vou ser famosa por escrever “coisas”... Eheheheh!!!

Lisboa acomodada e calma principiava a deitar-se cansada de todo o brilho que a inundou durante o dia.
O rio de um azul único espraiando-se à sua volta; os telhados de um vermelho escuro assimétricos e desalinhados encerrando mistérios de pessoas que pensam, vivem e sonham nesta cidade, sem se darem conta de como Lisboa é linda.
No céu os pássaros esvoaçando assustados pela escuridão que já pressentem.
E o sol a esconder-se devagar como quem dança ao som de um compasso lento, envolvendo nos braços a sua amada.
Os tons quentes e doces deste final de tarde despertaram-me os sentidos, fazendo com que perdurassem na minha memória para lá do crepúsculo.
Num momento de rara beleza tinha Lisboa a meus pés...e, senti-me rainha nesse instante.

Num outro dia, andava eu envolta nos meus afazeres profissionais, quando tive a felicidade de ter de atravessar Lisboa de um lado ao outro. Estava na Rua da Escola Politécnica e tinha uma reunião no Campo dos Mártires da Pátria. Como habitualmente me desloco de metro ou a pé por ser difícil circular e pior ainda estacionar nesta cidade durante o dia, fiz este trajecto a pé. Quando cheguei a casa decidi escrever sobre esta tarde, que de simples e banal, passou a especial, apenas pela diferença de um olhar, porque a diferença não está no que se vê, mas sim como se vê.

Desci pelo Jardim Botânico até à Praça da Alegria.
O verde das orlas das árvores pespontado de prateado e dourado formavam o tecto de todo o jardim.
Pássaros chilreavam e esvoaçam em meu redor, entoando uma música única e sempre tão diferente.
Depois subi no elevador para a outra colina da cidade. Ao passar à porta do Jardim do Torel
não resisti ao apelo desta cidade que vive entre colinas e, entrei.
O sol de um brilho difuso inundava todo o espaço, dando-lhe uma mística especial.
Sem-abrigo dormiam pelos bancos; velhotes jogavam às cartas; anónimos faziam do jardim seu local de
passagem indiferentes a toda a beleza desta cidade.
Havia ainda um malabarista ensaiando novos números (de circo) com uma bola amarela.
Assomei ao miradouro e estremeci de comoção - encontrei Lisboa envolta numa neblina de mistério como só esta cidade consegue ter.

É por tudo isto que acho Lisboa uma das cidades mais bonitas do mundo!


2 comentários:

Anónimo disse...

Devias pagar para andar em lisboa, isto se o nosso 1ª Ministro descobre este blog, vai cobrar por vivermos em Lisboa...

Anónimo disse...

olá linda ... o texto deste sentimento por Lisboa está óptimo. adorei a cidade cansada da luz que inunda o dia. beijos com saudades. j